“Diminuição do risco de câncer na 3a. idade: como podemos ajudar nossos pais.”

Tive a grande oportunidade de viver minha residência médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Sem dúvida alguma, a parte mais valiosa desta experiência foi o contato com diversos colegas, que hoje se destacam nas mais variadas áreas da medicina. Um desses colegas é o Dr. Leonardo Borges, também, urologista, que foi meu contemporâneo nos tempos de HC.

Nesta semana, deparei-me com um texto do Dr. Leonardo que chamou minha atenção. Gostei tanto do conteúdo e da forma, que tomei a liberdade de pedir ao Leo para publicar este texto em meu portal de informações. Estamos agora perto do Dia dos Pais, assim, este tema ganha total pertinência…!

O link abaixo leva ao original do texto, publicado no site pessoal do próprio Dr. Leonardo Borges. Com autorização dele, transcrevemos o conteúdo na íntegra.

Disponível em: www.drleonardoborges.com.br

Dr. Guilherme Leme

 

Você pode ajudar a reduzir o risco de câncer de seus pais. Incentive mudanças que terão impacto na saúde deles. Adote uma postura ativa para mantê-los saudáveis!

Todos queremos que nossos pais vivam vidas longas e saudáveis. Graças à medicina moderna, mais pessoas vivem por mais tempo. Mas uma vida mais longa nem sempre é igual a uma vida saudável.

Aproximadamente 77% das pessoas diagnosticadas com câncer têm 55 anos ou mais, de acordo com a American Cancer Society. Você, todavia, pode ajudar a reduzir o risco de câncer de seus pais e melhorar sua qualidade de vida encorajando-os a fazer escolhas que terão impacto em sua saúde.

E participar com eles, também, será bom para a sua saúde!

1-) Prática de atividades físicas

A atividade física regular desempenha um papel importante na preservação da saúde de uma pessoa. Os idosos, quando aposentados, podem levar vidas sedentárias.

Veja, abaixo, como você pode tornar seus pais mais ativos:

  • Informe sobre os benefícios do exercício e reforce a importância em praticá-los. Aumentar a atividade física pode diminuir as chances de uma pessoa desenvolver muitos tipos de câncer, incluindo, câncer de mama, endométrio, próstata, colorretal e pulmonar. Ao longo de uma semana, praticar em torno de 150 minutos de atividade física moderada – aeróbica ou resistida (musculação) –, ou 75 minutos de exercício vigoroso, já pode ajudar a reduzir o risco de câncer.
  • Estimule-os a fazer atividades que proporcionem prazer e mantenham-nos ativos. Jardinagem, tênis e natação são ótimas escolhas. Seus pais devem conversar com seus médicos sobre os tipos de atividades que lhes trarão saúde.
  • Faça exercício com eles. Sugira uma caminhada rápida durante a próxima visita. Essa é uma ótima maneira de impulsionar o aumento de atividade física.
  • Encontre programas de fitness para idosos próximos ao local onde moram. Procure por associações que visam socializá-los e torná-los mais ativos, existem grupos gratuitos que fazem isso.

 

2-) Escolhas alimentares saudáveis

Muitos idosos, especialmente aqueles que vivem sozinhos, não cozinham com frequência porque acham que é muito esforço fazer uma refeição para uma ou duas pessoas. Isso pode evitar que obtenham os nutrientes que precisam para se manter saudáveis e diminuir o risco de câncer de esôfago, estômago e cólon.

Certifique-se de que seus pais comem refeições nutritivas diariamente:

 

  • Aprenda quais as dietas saudáveis para pessoas com mais de 50 anos. Compartilhe as informações com eles, converse sobre quantas calorias devem ingerir e os tipos de alimentos que devem comer.
  • Compartilhe os alimentos da sua casa. Faça comida saudável o suficiente em casa, de modo que você tenha extra para empacotar e até congelar se possível e necessário. Então, quando você visitar seus pais, leve essa comida com você.
  • Se os seus pais não forem os responsáveis diretos pela alimentação deles, converse com quem é o responsável, pode ser um funcionário doméstico, cozinheiro ou cuidador. Reforce a importância da participação e do engajamento desse profissional na saúde deles.

 

3-) Estímulo ao abandono do tabagismo e interrupção do fumo passivo

Parar de fumar é a coisa mais importante que qualquer pessoa pode fazer para melhorar sua saúde. Nunca é tarde demais para isso. Isoladamente é a medida que mais reduz os riscos de câncer e outras doenças, como doença cardíaca e pulmonar. Lembre-se: evitar o fumo passivo, também, vai melhorar muito a saúde.

  • Converse com eles, encorajando-os a obterem ajuda. Descubra quais as melhores maneiras de ter sucesso (psicoterapia, tratamento médico, medicamentoso e grupos de ajuda).

 

4-) Engajamento e motivação

Boa parte das pessoas com mais de 65 anos vive sozinha. Para muitos, viver sozinho pode levar à solidão e à depressão, o que tem um impacto negativo na sua saúde geral, segundo a Organização Mundial da Saúde.

  • Ser voluntário em uma organização comunitária local os mantém ativos e envolvidos, bem como lhes dará a chance de ajudar os outros. Fale com seus pais sobre oportunidades de voluntariado em sua área.

 

5-) Redução do estresse financeiro

Muitos idosos passam por problemas financeiros devido a problemas de gerenciamento de dinheiro. O estresse pode afetar o sistema imunológico, a defesa do corpo contra infecções e doenças, incluindo, o câncer.

Você pode ajudar seus pais a lidar com o estresse financeiro de diversas formas, como:

 

  • Oferecendo conselhos. Converse com seus pais, você pode ajudá-los a definir um orçamento mensal visando ao cumprimento do pagamento de contas. Faça com que conheçam melhor prazos, datas de vencimento e ajude-os a cadastrar o pagamento automático no banco, aliviando parte da responsabilidade financeira e esquecimento de datas.
  • Se seus pais recebem renda da aposentadoria (pública ou privada) e têm dificuldade para se deslocar ao banco e fazer retiradas de dinheiro, ajude-os a receber os valores e providencie o pagamento das despesas de subsistência.

 

6-) Incentivo à realização de exames regulares e exames de triagem (screening)

Os exames de triagem de câncer são testes médicos feitos quando você é saudável e não tem sinais de doença. Eles ajudam a encontrar o câncer no estágio inicial, quando as chances de curar a doença são ainda maiores.

  • Saiba quais os exames de screening que seus pais devem realizar e certifique-se de agendar seus compromissos a tempo. Eleja um médico de referência que deve conhecer o histórico de saúde deles e responsabilizar-se por executar os exames rotineiramente.

 

Tome um papel ativo para mantê-los saudáveis, isso irá reduzir o risco de virem a ter um câncer.

 

Fonte: “MD Anderson Cancer Center e Journal of American Medical Association.”